Massacre a tiros em desfile nos Estados Unidos deixa 6 pessoas mortas; suspeito tem 22 anos

Anúncios

Ao menos seis pessoas foram mortas e cerca de 30 ficaram feridas nesta segunda-feira (4), após um ataque a tiros durante um tradicional desfile de 4 de julho, que celebra a independência dos EUA, em Highland Park, área nobre do subúrbio de Chicago, no estado de Illinois.

Reprodução: Imprensa Internacional

Segundo a polícia local, as informações iniciais tratava-se de um atirador descrito como um homem branco de cabelos pretos, com cerca de 19 anos.

Anúncios

Autoridades acreditam que ele disparou de um telhado, usando um rifle e fugiu. A arma foi encontrada pelos policiais, que seguem tentando localizar o suspeito.

Nas redes sociais, circulam vídeos do incidente mostrando pessoas correndo assustadas e outras sendo colocadas em ambulâncias. Highland Park possui cerca de 30 mil habitantes e está situado às margem do Lago Michigan, cerca de 40 quilômetros ao norte do centro de Chicago.

Anúncios

Moradores da área foram aconselhados a se abrigar em suas casas. Segundo pessoas que assistiam ao desfile, os primeiros disparos foram notados por volta de 10 minutos após o início do evento, às 10h, no horário local. O barulho chegou a ser confundido com o de fogos de artifício, uma das mais populares formas de comemorar a data.

Reprodução: Redes Sociais

No início da noite, de acordo com a investigação, o suspeito pelo massacre é Robert Crimo, de 22 anos. Poucas informações oficiais sobre o criminoso foram divulgadas.

Anúncios

O suspeito de atirar em Highland Park postou um vídeo no YouTube em 15 de outubro de 2021: “Eu preciso ir agora. Eu preciso. É o meu destino. Tudo me levou a isso. Nada pode me parar. Nem mesmo eu.”

O feriado é uma data celebrada com desfiles em diversas partes do país, pelo dia da independência dos Estados Unidos, em 4 de julho de 1776, quando foi publicada a Declaração de Independência, considerada a “certidão de nascimento” americana. Após o incidente, a programação foi suspensa em diversas cidades próximas.

Anúncios

Esse novo tiroteio nos EUA ocorre em um momento em que autoridades discutem leis sobre o porte e a venda de armas. Episódios de violência com armas de fogo estão fortes na memória recente dos americanos, após um massacre no dia 24 de maio matar 19 crianças em uma escola e duas professoras em Uvalde, no Texas. Em 14 de maio, um outro ataque a tiros matou 10 pessoas em um supermercado em Buffalo, no Estado de Nova York.

Desde janeiro até o início de junho de 2022, pelo menos 239 massacres à mão armada aconteceram nos Estados Unidos, de acordo com levantamento da organização Gun Violence Archive.

Anúncios

O atentado de 24 de maio à escola Robb Elementary, na cidade de Uvalde, no estado do Texas, é o mais letal do ano até agora, com 21 mortes.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s