Política, TVI NOTÍCIAS

Ministro Alexandre de Moraes é reeleito por dois anos como ministro do TSE; entenda

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes foi reeleito nesta quarta-feira (1º) para mais um mandato de dois anos como ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Anúncios

A eleição é feita entre os magistrados do STF, e Moraes foi reconduzido por 10 votos a 1 – Cármen Lúcia recebeu 1 voto.

A eleição foi feita rapidamente na abertura da sessão plenária desta quarta. Nesta quinta-feira (2), Moraes completa o primeiro biênio como integrante da Corte eleitoral. O pedido de recondução ao cargo foi enviado pelo presidente do TSE, Edson Fachin, ao presidente do STF, Luiz Fux.

Anúncios

Moraes vai assumir a presidência do TSE em agosto. Ele conduzirá as eleições gerais que ocorrem em outubro deste ano. O tribunal possui sete ministros, sendo três do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois representantes da classe dos juristas.

“Só gostaria de agradecer novamente a confiança dos meus pares para poder iniciar esse segundo biênio sob a presidência do ministro Edson Fachin para que nós possamos continuar preparando as eleições do segundo semestre, como sempre fez a Justiça Eleitoral. Eleições tranquilas, limpas, transparência, e, como diz o nosso presidente do TSE, ‘paz, e segurança nas urnas e nas eleições'”, afirmou Moraes, após a recondução.

Anúncios

O ministro é alvo constante de críticas do presidente Jair Bolsonaro e de muitos de seus aliados e apoiadores, em especial por relatar processos que atingem o entorno do chefe do Executivo, como é o caso dos inquéritos que investigam as fake news e do que apura a atuação das milícias digitais. 

Na semana passada, o presidente disse ver o ministro como “totalmente parcial”. 

Um comentário em “Ministro Alexandre de Moraes é reeleito por dois anos como ministro do TSE; entenda”

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s