Bolsonaro anuncia redução de 20% na conta de luz a partir do dia 16 de Abril

Em anúncio publicado nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro (PL) informou, nesta quarta-feira (6), que o país sairá da bandeira de escassez hídrica e adotará a bandeira verde na cobrança de luz a partir do próximo dia 16 de abril.

Anúncios

Segundo Bolsonaro, a partir da troca da bandeira, a conta de luz dos brasileiros terá uma redução de cerca de 20%.

“Em 2021 o Brasil enfrentou a pior seca dos últimos 91 anos. Para garantir a segurança no fornecimento de energia elétrica, o governo federal teve que tomar medidas excepcionais”, escreveu o presidente nas redes sociais.

Anúncios

O chefe do Executivo afirmou que o risco de falta de energia foi totalmente afastado. “Com o esforço de todos os órgãos do setor elétrico, conseguimos superar mais esse desafio. Os reservatórios estão muito mais cheios do que no ano passado. Os usos múltiplos da água foram preservados”, disse.

Ainda segundo o anúncio de Bolsonaro, não será mais necessário o acionamento de geração termelétrica adicional no sistema elétrico nacional, o que aumenta o custo da energia e é repassado para o consumidor, com impactos na inflação.

Anúncios

“Com a redução da geração termelétrica mais cara e o aumento da produção das hidrelétricas e das demais fontes renováveis, os custos serão menores durante o próximo período seco, que vai de maio a novembro, o que se traduzirá em menores tarifas para os consumidores”, acrescentou.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, com a manutenção das atuais condições de chuva, a perspectiva é de a adesão à bandeira verde seguir até o fim do ano.

Anúncios

A bandeira de escassez hídrica foi criada durante a crise do ano passado, e representava um impacto de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora consumidos. 


Um comentário sobre “Bolsonaro anuncia redução de 20% na conta de luz a partir do dia 16 de Abril

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s