TVI NOTÍCIAS

Governo de São Paulo retira obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos

O estado de São Paulo retirou, nesta quarta-feira (9), a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 ao ar livre.

Anúncios

O anúncio foi feito pelo governador João Doria (PSDB) durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista. Doria assinou o decreto que permite a liberação da proteção em ambientes abertos, como parques, ruas, centros de eventos, entre outros.

As máscaras, no entanto, continuam valendo em locais fechados. O governo afirmou que, caso os indicadores continuem estáveis ou em queda, a flexibilização total pode ocorrer nas próximas duas semanas.

Anúncios

“Havendo a continuidade dos bons indicadores no número de casos, internações e óbitos e do aumento da vacinação poderemos anunciar ainda este mês a flexibilização [das máscaras] em ambientes fechados”, disse Doria.

Segundo dados do vacinômetro, 98,89% da população tem pelo menos uma dose da vacina e 89,27% estão com o esquema vacinal completo. “São Paulo construiu um caminho seguro com a vacinação”, afirmou Regiane de Paula, coordenadora do PEI (Programa Estadual de Imunização).

Anúncios

O uso do equipamento foi instituído pelo governo em ambientes fechados e abertos em maio de 2020 como forma de evitar a disseminação da doença. Desde então, o uso da proteção vem sendo mantida pelo Comitê Científico do estado.

“Desde maio de 2020, a gente esperava por esse momento e hoje ele se concretiza. Tivemos uma coletiva em novembro em que o Comitê avaliava essa medida e no dia seguinte houve a identificação da variante ômicron”, disse Paulo Menezes, coordenador do órgão.

Anúncios

“Não posso dizer que a pandemia está no fim, mas ela está num momento extremamente favorável. Ainda assim as aglomerações favorecem a disseminação do vírus, a nossa recomendação é que as pessoas se protejam”, concluiu o coordenador.

Além de São Paulo, outros estados que desobrigaram as pessoas parcialmente do uso de máscara são Rio de Janeiro, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do Distrito Federal.

Um comentário em “Governo de São Paulo retira obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos”

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s