GUERRA NA EUROPA, TVI NOTÍCIAS, Uncategorized

Vladimir Putin proíbe moradores de transferir moeda local ao exterior; entenda

Anúncios

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, decretou algumas medidas nesta segunda-feira (28) para conter a queda do rublo (moeda local), incluindo a proibição de que residentes transfiram dinheiro para o exterior.

As medidas anunciadas através do Kremlin, são em razão das sanções ocidentais motivadas pela invasão russa na Ucrânia.

Anúncios

De acordo com um decreto, os moradores russos serão proibidos de transferir a moeda estrangeira a partir desta terça-feira, dia 1° de março.

Além disso, os exportadores do país estão sendo forçados a converter em rublos 80% da renda obtida em moedas estrangeiras desde 1º de janeiro de 2022.

Anúncios

O anúncio dessas medidas coincide com uma tentativa do governo de fortalecer as defesas da economia russa contra as sanções anunciadas pelos países ocidentais em reação à invasão da Ucrânia por Moscou.

Os Estados Unidos, membros da União Europeia e outros países anunciaram a exclusão de alguns bancos russos do sistema de pagamentos bancários internacionais Swift e de quaisquer transações com o Banco Central da Rússia.

Anúncios

Essa última medida visa neutralizar parte das gigantescas reservas cambiais que a Rússia acumulou nos últimos anos, principalmente graças às suas receitas provenientes das atividades petrolíferas.

A venda de divisas é uma das principais ferramentas utilizadas pelos países quando pretendem apoiar a sua moeda nacional. No entanto, nesta segunda-feira, o rublo afundou em relação ao dólar e em relação ao euro na abertura dos mercados, atingindo mínimos.

Anúncios

As sanções ocidentais levaram o Banco Central da Rússia a aumentar drasticamente sua taxa básica de juros para 10,5 pontos (20%), para limitar a inflação.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s