Canadá anuncia proibição de importações de petróleo russo

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, anunciou na segunda-feira a proibição das importações de petróleo russo , dizendo que “as receitas do petróleo ajudaram a sustentar o presidente Vladimir Putin e os oligarcas russos e travar uma guerra contra a Ucrânia”.

Anúncios

Ele disse que Ottawa também fornecerá à Ucrânia armas e munições antitanque, além de três remessas anteriores de armas.

“Hoje, estamos anunciando a proibição de todas as importações de petróleo bruto da Rússia, uma indústria que beneficiou muito o presidente Putin e seus oligarcas”, disse Trudeau em entrevista coletiva.

Anúncios

“E embora o Canadá tenha importado muito pouco nos últimos anos, essa medida envia uma mensagem poderosa”, acrescentou.

O Canadá, com a quarta maior reserva do mundo, é um exportador líquido de petróleo, mas ainda importa quantidades significativas de países como Estados Unidos e Arábia Saudita, e até recentemente também a Rússia, para consumo interno.

Anúncios

De acordo com dados do governo e da indústria, as importações canadenses de petróleo da Rússia caíram de mais de 17.000 barris em 2019 para quase zero no ano seguinte.

Trudeau observou que as vendas de petróleo russo representam cerca de um terço das receitas do governo de Moscou.

Anúncios

“Nossa mensagem é clara”, disse Trudeau. “Esta guerra desnecessária deve parar agora. Os custos só vão crescer mais. E os responsáveis ​​serão responsabilizados.”

“Vimos nos últimos dias que Putin cometeu um grave erro de cálculo. Ele pensou que seria fácil conquistar a Ucrânia… Ele pensou que o Ocidente estaria dividido e incerto em sua resposta”, disse ele. “Ele estava terrivelmente errado em ambos os aspectos.”

Anúncios

A ministra da Defesa, Anita Anand, disse que 100 armas antitanque Carl Gustaf montadas no ombro e 2.000 foguetes serão entregues à Ucrânia “o mais rápido possível nos próximos dias”.

Putin estabeleceu suas condições na segunda-feira para impedir a invasão da Ucrânia , enquanto as sanções continuam a chover sobre a Rússia e os ocidentais alertam que ainda podem ser impostas mais.


Um comentário sobre “Canadá anuncia proibição de importações de petróleo russo

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s