GUERRA NA EUROPA, TVI NOTÍCIAS

Invasão russa coloca reatores nucleares da Ucrânia em risco; entenda os perigos

A invasão da Ucrânia pela Rússia está se desenrolando em uma nação com 15 reatores atômicos operando perto da capacidade total, expondo a segunda maior frota nuclear da Europa a potenciais riscos de segurança.

Anúncios

Monitores da Agência Internacional de Energia Atômica disseram na quinta-feira em um e-mail que estão gravemente preocupados com a situação e permanecem em contato com os reguladores de segurança nuclear ucranianos. 

Os reatores requerem fornecimento constante de eletricidade e água, os quais podem ser colocados em risco por uma ação militar.

Anúncios

No início do dia, as forças de segurança do país perderam o controle sobre o território ao redor da extinta usina nuclear de Chernobyl sem sofrer baixas ou danificar as estruturas que contêm a radiação residual que sobrou do colapso de 1986, disse a agência.

“É de vital importância que as operações seguras e protegidas das instalações nucleares naquela zona não sejam afetadas ou interrompidas de forma alguma”, disse o diretor-geral da AIEA, Rafael Mariano Grossi. “A AIEA está monitorando de perto os desenvolvimentos na Ucrânia, com foco especial na segurança e proteção de suas usinas nucleares.”

Anúncios

A Ucrânia é o segundo maior gerador de energia nuclear da Europa depois da França. A Energoatom , a empresa que opera seus reatores, disse em comunicado que as operações da usina estavam estáveis mesmo com a incursão militar da Rússia.

Embora as instalações nucleares tenham sido atacadas antes – principalmente um reator iraquiano inacabado em 1981, bem como instalações de enriquecimento iranianas nos últimos anos – é a primeira vez que a guerra é travada em torno de uma frota de usinas em operação.

Anúncios

Todos os reatores da Ucrânia foram projetados e fabricados por fabricantes russos. Suas unidades mais antigas na Usina Nuclear de Rivne, a noroeste de Kiev, operam reatores que causaram preocupações de segurança entre alguns reguladores europeus. 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s