TVI NOTÍCIAS

Cientistas chineses encontram novo tipo de coronavírus em morcegos

Anúncios

Está causando polêmica e muitas discussões um novo estudo, ainda não revisado, publicado por cientistas chineses no final de Janeiro.

De acordo com o artigo publicado, os pesquisadores revelam a descoberta de um tipo de coronavírus em morcegos semelhante ao Mers-CoV, causador da epidemia de síndrome respiratória no Oriente Médio em 2012, causando a morte de 858 pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Anúncios

O novo vírus é chamado pelos cientistas se NeoCov, o patógeno é da mesma família do Sars-CoV, responsável pela epidemia entre 2002 e 2003, e do Sars-CoV causador da Covid-19.

Vale ressaltar que o Mers-Cov não se espalhou com a mesma velocidade que o Sars-CoV-2, fazendo com que o número de casos não passasse de 2.500, isso em 27 países. O estudo não levanta alertas sobre possível infecção em humanos.

Anúncios

“Nosso estudo aumenta o conhecimento sobre o uso complexo de receptores de coronavírus, destacando a importância da vigilância e pesquisa sobre esses vírus para que nos preparemos para possíveis surtos no futuro”, afirmam os autores.

“Até agora, não há evidências de que o NeoCoV tenha infectado humanos ou outros animais além de morcegos. Além disso, os dados atualmente disponíveis indicam que o NeoCoV NÃO PODE infectar humanos”, disse, por email, Manuela Zingl, porta-voz do Hospital Universitário Charité, em Berlim, na Alemanha, à agência de notícias Reuters.

Anúncios

“Qualquer infecção de humanos pelo NeoCoV é pura especulação e não pode ser prevista com base nos dados disponíveis”, complementa o comunicado da instituição, uma das mais respeitadas em estudos de vírus.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s