Curiosidades, TVI NOTÍCIAS

Primeiro ‘veículo dual mode’ do mundo começa a operar no Japão

O primeiro veículo dual-mode do mundo, igualmente confortável rodoviário e ferroviário, deve fez sua estreia pública no sábado,25, na cidade de Kaiyo, na prefeitura japonesa de Tokushima.

O DMV parece um microônibus e funciona com pneus normais de borracha na estrada. Mas quando chega a um trevo, rodas de aço descem da parte inferior do veículo para os trilhos, efetivamente transformando-o em um vagão de trem.

As rodas do trem levantam os pneus dianteiros dos trilhos, enquanto as rodas traseiras permanecem abaixadas para impulsionar o DMV na ferrovia.

O CEO da empresa Asa Coast Railway, que opera os DMVs, disse que os veículos poderiam ajudar pequenas cidades como Kaiyo com uma população envelhecida e cada vez menor, onde as empresas de transporte locais lutam para ter lucro.

“Este (DMV) pode chegar aos locais (como um ônibus) e levá-los para a ferrovia também”, disse o CEO Shigeki Miura à Reuters na sexta-feira. “Especialmente nas áreas rurais com uma população envelhecida, esperamos que seja um meio de transporte público muito bom.”

O DMV pode transportar até 21 passageiros e opera a uma velocidade de 60 km / h (37 mph) em trilhos e pode chegar a cerca de 100 km / h (62 mph) em estradas públicas, disse a Asa Coast Railway.

Movida a óleo diesel, a pequena frota de veículos, que vêm em cores diferentes, percorrerá parte da costa da ilha de Shikoku, no sul do Japão, conectando várias pequenas cidades e oferecendo aos passageiros um cenário litorâneo atraente.

Por: Reuters TV

2 comentários em “Primeiro ‘veículo dual mode’ do mundo começa a operar no Japão”

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s