Sequestro do ônibus 174 – Aconteceu no Século XXI |T2E2|

ACONTECEU NO SÉCULO XXI – O DOCUMENTÁRIO | Temporada 2

Episódio 2: SEQUESTRO DO ÔNIBUS 174

O acontecimento que iremos retratar hoje aconteceu no Brasil, e com toda a certeza sempre será lembrado como um episódio marcante do século XXI no país. Nosso caso aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, no dia 14 de Junho de 2000.

Era tarde de segunda-feira (14h20) em frente ao Parque Lage no bairro Jardim Botânico, um jovem como qualquer outro na cidade carioca fazia sinal para que um ônibus da linha 174 parasse. Ninguém sabia, mas as próximas horas dessa viagem seria de muita agonia e tensão.

ÔNIBUS 174 SEQUESTRADO

O jovem que entrara no ônibus era Sandro do Nascimento – um dos sobreviventes da Chacina na Candelária em 1993- usando bermida, camiseta e um revólver calibre 38. Sandro pula a catraca e sente próximo a uma das janelas.

Reprodução: Internet

20 minutos após ter pego o ônibus, um passageiro já em pânico como as demais pessoas, percebe uma viatura da polícia e sinaliza, nos minutos seguintes, dois policiais interceptam o veículo.

Alguns passageiros, o motorista e o cobrador conseguem abandonar o ônibus pulando pelas janelas e pela porta traseira, porém, dez passageiros são tomados como refém por Sandro.

Uma das primeiras é Luciana Carvalo, tendo uma arma colocada sobre a cabeça e levada para a frente do ônibus, pressionada a dirigir. Neste momento um primeiro disparo é feito, um tiro contra o vidro para intimidar fotógrafos e cinegrafistas que estavam presentes fazendo uma cobertura sobre o sequestro.

Reprodução: Internet

Depois de Sandro, apenas um homem ainda estava no ônibus, era Willians de Moura, sendo o primeiro a ser liberado pelo sequestrador, restando ainda dez mulheres. O pânico era real, Sandro aponta a arma na cabeça de Janaína Neves, obrigando ela a escrever as seguintes frases nas janelas com um batom: “Ele vai matar geral às seis horas” e “ele tem pacto com o diabo“.

Algum tempo depois, Damiana Nascimento Souza era liberada. A mulher sofreu dois AVC’s dentro do ônibus, ao ser libertada, ela passa mal novamente e tem um terceiro derrame.

Durante todo o tempo o cenário era de tensão e de tentativa de diálogo com Sandro. Em um desses momentos de tensão, o sequestrador ameaça, e começa a andar para todos os lados com um lençol na cabeça de Janaína, dizendo que contaria até cem e após a contagem mataria a mulher.

Quatro horas depois do início do sequestro (18h50) Sandro decide sair do ônibus, a professora Geísa Firmo Gonçalves era feita de escudo. Ao descer, um policial de intervenção tática tenta acertar Sandro com uma submetralhadora, mas ele erra, acertando Geísa de raspão no queixo.

OS MINUTOS FINAIS

Segundo o IML, Geísa foi atingida por quatro disparos, o primeiro é do policial que tentava acertar Sandro. Ao perceber o disparo, Sandro se abaixa, usa sua refém como escudo e ao mesmo tempo, dispara à queima roupa atingindo as costas e o tronco de Geísa.

Refém sendo socorrida | Reprodução: Internet

Com a refém morta, a polícia consegue imobilizar Sandro enquanto uma multidão tentava linchá-lo. O sequestrador é levado para uma viatura, onde é morto asfixiado.

De acordo com a polícia do Rio, Sadro apresentou um comportamento nervoso ao ser rendido, e ainda quebrou o braço de um policial ao tentar pegar a arma. Os policiais responsáveis pela morte do sequestrador foram levados a julgamento por assassinato, logo, foram declarados inocentes.

A professora Geísa Firmo, vítima fatal do sequestro foi enterrada em Fortaleza, no Ceará, no cemitério do Bom Jardim, sendo acompanhado por mais de três mil pessoas.

ÔNIBUS 174

Reprodução: Internet

Em novembro de 2001, a linha 174 mudou de número para 158, depois para 143, e em fevereiro de 2016 para Troncal 5, sendo o nome atual.

A história de Sandro e seu sequestro deu origem ao filme documentário intitulado “Ônibus 174”, do diretor José Padilha e ao filme de ficção “Última Parada 174”, dirigido por Bruno Barreto.

“Quando não se tem nada, não há nada a perder.”

– Bob Dylan

Clique aqui, para ler todas as matérias da série: Aconteceu no Século XXI – O Documentário


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s