20 anos depois, Talibã retoma poder no Afeganistão em apenas 10 dias; entenda

O Talibã está prestes a assimir o poder no Afeganistão, vinte anos depois de ser derrubado por um esquema organizado pelos Estados Unidos, após sua recusa em não entregar o líder da Al Qaeda, Osama Bin Laden, após os ataques de 11 de setembro de 2001.

Neste domingo (15), o grupo radical islâmico chegou as portas da capital Cabul, onde o governo atual deixou o local após uma transição pacífica.

Integrantes de grupo Talibã no Palácio Presidencial do Afeganistão.

Em maio, os talibãs lançaram uma ofensiva, justamente no início da retirada final das tropas amearicanas e estrangeiras, e nos últimos dez dias, o grupo islâmico assumiu o controle quase por completo de todo o país.

Durante 20 anos, as força de segurança do Afeganistão foram financiadas com bilhões de dólares pelos Estados Unidos, destinada verba também para o governo do presidente Ghani, na qual sua renúcia já foi anunciada.

Com o retorno do Talibã ao poder, uma nova política será formata, baseada provavelmente nos preceitos do islã, assim, a sociedade já teme o retorno de leis como a saída de mulheres nas ruas apenas se forem acompanhadas por um homem. Para alguns, a liberdade no país está comprometida.

No início da manhã, o principal aeroporto do país é o único local de fuga e estava completamente cheio, sinal absoluto de que a população começa a abandonar seu território, temendo as novas mudanças, que serão significativas nos próximos dias.

Porém, a Organização do Atlântico Norte (Otan) fechou o aeroporto de Kabul para aeronaves civis, com isso, a população não pode deixar o país. Apenas aviões militares podem entrar e sair.

[Atualização: 16h] Agora, durante a tarde de domingo já se torna oficial, o Talibã retomou por completo todo o poder que era sob domínio do Afeganistão.

Por: André Santos | @dehsantos.oficial


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s