COLUNA DE SÁBADO, ECONOMIA, Eleições 2018, Exclusivo, Igarapé Pop, Original TV Informa, urgente, Youtube

Acidente na rotatória da praça de Igarapé-MG, entenda o caso.

Nesta quinta-feira 1º de Julho de 2021, ocorreu um acidente na rotatória da praça de Igarapé-MG, entre um motociclista e um caminhão.

Segundo testemunhas, o motociclista estava saindo da Av. Clóvis Salgado, e ao entrar na rotatória da praça, o indivíduo colidiu na lateral de um caminhão, e no impacto o motociclista caiu no chão juntamente com sua moto, tendo o resultado que visualizamos, que o motociclista fraturou a perna, e a moto quebrou a seta e outros prejuízos não calculados até então.

Seguindo o caso, Acompanhe a entrevista do Sargento Carvalho, e entenda o caso de acordo com Polícia Militar da 7 Cia de Igarapé-MG.

Com esse ocorrido, precisamos analisar e avaliar a organização do transito na cidade, e a utilidade do semáforo no local, e a usualidade de apenas um semáforo num cruzamento de 5 ruas.

Precisamos ser sensatos, todos sabemos da situação caótica que é presenciada pelos motoristas e pedestres que precisam trafegar pelo local e entorno da rotatória da praça de Igarapé, um encontro de 5 ruas, que congestionam todas em um sentido bloqueado pelo semáforo, que bloqueia e obstruí completamente o transito e o fluxo de veículos em todos os sentidos do tráfego de veículos no local em questão.

Foto: Gustavo Marques

No caso ocorrido do acidente da moto, ouvimos relatos que o semáforo estaria supostamente desligado. E olhando nessa perspectiva do cenário, precisamos observar a psicologia do transito.

No trânsito, os motoristas seguem as leis de transito criadas e fiscalizadas pelo DETRAN, em um cruzamento se considera as regras de preferência e gentileza no trânsito. Mas quando existe a presença de um semáforo, os motoristas delegam o controle o organização do transito para o “SEMÁFORO”. E se o semáforo está desligado? logicamente os motoristas vão tentar impor a preferência a seu favor, o que deduzimos que possa ter acontecido. E essa atitude pode claramente levar a colisões entre os veículos, uma vez que a briga pelo espaço é imposta numa dinâmica ansiosa para ultrapassar o ponto de grande tráfego de veículos.

Claramente para esse cenário do encontro de 5 ruas, numa única rotatória, seria a instalação de semáforos em todas as 5 ruas. Ou então a retirada do semáforo existente, para que o transito volte a organização dinâmica e lógica das leis de transito e preferência estipuladas pelo DETRAN para o tipo de questão.

E paralelamente a essa solução paliativa, é preciso buscar a construção e manutenção de outras vias de acesso, a fim de diminuir a quantidade de veículos que necessariamente precisam passar pelo trecho. Dando a eles uma nova opção para o desafogamento, a descentralização do trânsito de Igarapé.

A Av. Norte e Sul, no bairro do Vale do Amanhecer, pode ser uma ótima e barata saída para melhorar o trânsito. Pois é uma Avenida que termina na BR 381, e pode ser uma ótima rota para o trânsito. Apesar de ela estar esquecida por grande parte da população, ela pode ajudar muitos condóminos e visitantes que frequentam a cidade aos finais de semana, a terem uma rota mais rápida e segura para seguir em direção a suas casas.

Um dos problemas que ainda não qualificam a estrada, é o fato de parte da avenida ainda não ser completamente asfaltada. Mas podemos prever que se esse problema for solucionado, facilmente irá aumentar o fluxo de veículos na avenida Norte e Sul, e certamente teremos um transito melhor na região central de Igarapé, e principalmente na Av. Clóvis Salgado, que atualmente é como uma veia horta no trânsito da cidade, que causa um derrame no sistema todos os dias.

Idealizado por Célia Pigozzo

Encerro aqui com uma das sugestões que deixo para o prefeito para a solução para o problema que enfrentamos todos os dias no trânsito de Igarapé.

Nossos agradecimentos também ao nobre leitor.

Por: Gustavo Marckz, apoio @igarapepop / Realização: TV Informa

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s