Fundada em agosto de 1907, a Gruta de Angelina nasceu de um sonho onde a própria Nossa Senhora de Lourdes mostrou o local exato para o peregrino Frei Zeno.

Nossa caminhada começa em frente a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, porta de visita para o Santuário de Angelina, fundado no ano de 1907 em uma procissão de benção de Nossa Senhora.

Já na entrada, logo após a ponte de acesso, vemos o Memorial Frei Zeno, construído em homenagem ao homem que colocou em prática um projeto que prometeu à Nossa Senhora: a Gruta, caso o mesmo fosse curado de uma forte gripe a qual foi acometido após algumas peregrinações.
Nos mais de 700 metros de altitude, inúmeras belezas, quedas de água e as estações, onde cada uma representa a história dolorosa de Jesus Cristo, desde sua condenação até a sua ressureição.

Ao chegar no topo, inúmeras placas de graças alcançadas, remetendo à pedidos de fiéis para Nossa Senhora, além de um quarto onde são depositados objetos de pessoas falecidas e pessoas que tiveram bênçãos concedidas pela Santa.

Aos pés da Santa, devoção. A imagem de mais de 2 metros de altura foi importada da Alemanha e transportada até uma cidade catarinense, de lá até Angelina veio em um carro de boi, onde em agosto de 1907 foi feita uma procissão de subida a Gruta, marcando a benção de Nossa Senhora de Lourdes, a qual atrai fiéis de todo o Brasil principalmente na Semana Santa
Acompanhe a reportagem:
Escrito por: Rubens Felipe da Silva – @eurubensfelipe